Centro de Estudos e Formação

Telma Weisz

 

Publicações

LIVRO - CAPÍTULO LIVRO

 

  • WEISZ, T. . O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. v. 1. 133p .

 

  • WEISZ, T. . O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Ed. comemorativa. São Paulo: Ática , 2018. v. 1. 133p

 

  • WEISZ, T.  A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas in: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e que- remos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. 

 

  • WEISZ, T.   Alfabetização, educação infantil e acesso à cultura escrita: as possibilidades da escola de nove anos. In: Emerson Santos. (Org.). Reescrevendo a educação. 1ed.São Paulo: Scipione, 2008, v. , p. -. .).

 http://www.oei.es/historico/pdfs/reescrevendo.pdf

 

  • WEISZ, T.  Alfabetización y políticas públicas: el desafio del fracaso escolar. In: Esmeralda Matute. (Org.). Alfabetización y Desarrollo: tres perspectivas para su estudio. 1ed.Guadalajara, México: Editorial CUCSH-UdeG, 2002, v. , p. 93-102.

 

  • WEISZ, T. Prefácio do livro: FERREIRO, Emilia. "Reflexões sobre a alfabetização". São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados, 1986. 

 

  • WEISZ, T.  Prefácio da edição comemorativa dos 20 anos de publicação do livro “Psicogênese da Língua Escrita” de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. São Paulo: Artmed  (1999)

 

  • WEISZ, T. Prefácio do livro: VIDAL, Elaine. " Projetos Didáticos em Salas de Alfabetização". São Paulo: ed. Appris, 2014.

 

ARTIGOS

 

 

 

  • WEISZ, T.  Alfabetização  no contexto de políticas públicas.  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2002, Brasília. 

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1d.pdf

 

  • WEISZ, T. . De boas intenções o inferno está cheio ou quem se responsabiliza pelos alun os que estão na escola e não estão aprendendo. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre) , v. 14, p. 10-13, 2000.

 

  • WEISZ, T. . Repensando a prática de alfabetização: as ideias de Emilia Ferreiro na sala de aula. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 52, p. 115-119, 1985. 

http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1369/1370

 

 

  • WEISZ, T. Duas perguntas sobre leitura na escola para Telma Weisz.  Artigo Site Nova Escola. Maio 2015

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/817/duas-perguntas-sobre-leitura-na-escola-para-telma-weisz

 

  •  WEISZ, T- Telma Weisz fala da alfabetização nas escolas públicas nas últimas décadas. Artigo Site Nova Escola.  Abril 2012. 

https://novaescola.org.br/conteudo/927/telma-weisz-fala-da-alfabetizacao-nas-escolas-publicas-nas-ultimas-decadas 

 

  • WEISZ, T.  O que é tematização da prática? Artigo Site Nova Escola. Abril 2011 

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/502/o-que-e-tematizacao-da-pratica 

 

  • WEISZ, T.  Passo a passo da tematização da Prática.  Artigo Site Nova Escola. Abril 2011 

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/248/passo-a-passo-da-tematizacao-da-pratica 

 

  • WEISZ, T. Os caminhos para a formação de professores-Artigo Site Nova Escola. Junho 2009

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/772/os-caminhos-para-a-formacao-de-professores  

 

  • WEISZ, T. - A culpa pelo fracasso não é do aluno. Artigo Site Nova Escola. Fev 2000.

https://novaescola.org.br/conteudo/342/telma-weisz-a-culpa-pelo-fracasso-nao-e-do-aluno

 

ENTREVISTAS  E VÍDEOS

 

WEISZ, T.   Entrevista Programa Na Ordem do Dia – TV CPP – Abril 2015

https://www.youtube.com/watch?v=q5RPgVlpQSA

WEISZ, T.  Grandes diálogos – Revista Nova Escola - Junhode 2013

 https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=c_loNNoXIMk

 

WEISZ, T.   A passagem da hipótese silábica para a silábica-alfabética – Vídeo Site Nova Escola. Abril 2012  

https://novaescola.org.br/conteudo/4126/telma-weisz-a-passagem-da-hipotese-silabica-para-a-silabica-alfabetica 

 

WEISZ, T.  A importância do estudo para os alfabetizadores – Vídeo Site Nova Escola. Abril 2012 

https://www.youtube.com/watch?v=f_Fr0FUaOvc 

 

WEISZ, T.  Alfabetizar no contexto da cultura escrita. Vídeo Site Nova Escola - Março 2012

https://www.youtube.com/watch?v=6aiP7Jdy39Q 

 

WEISZ, T. -  Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial. Site Revista Nova Escola – Março 2009

https://novaescola.org.br/conteudo/934/entrevista-com-telma-weisz-sobre-alfabetizacao-inicial

 

WEISZ, T. - Tematização da Prática - site Nova Escola Gestão Escolar - junho de 2009 

 https://www.youtube.com/watch?v=YxgBXnUBhEA 

OUTROS

 

WEISZ, T – Assessora em Língua Portuguesa para concepção e elaboração do Curriculo da Cidade de São Paulo  .  São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. São Paulo: SME / COPED, 2017 

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/45274.pdf 

 

WEISZ, T – Assessora em Língua Portuguesa para concepção e elaboração das  Orientações didáticas do currículo da cidade: Língua Portuguesa. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.– São Paulo : SME / COPED, 2018.

 

WEISZ, T – Parecerista em Língua Portuguesa do Material  Pedagógicos do  Programa Nossa Rede. Salvador (BA). Secretaria Municipal da Educação de Salvador  (BA).

http://educacao.salvador.ba.gov.br/nossa-rede/#1453911273294-11d4c204-6215 

 

WEISZ, T. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional para formação de professores).

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/apres.pdf 

 

WEISZ, T.  Por Trá das Letras. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conjunto de vídeos e impresso).

 

Teses e Dissertações da Equipe

 

WEISZ, Telma - Relações entre aspectos gráficos e textuais: a maiúscula e a segmentação do texto na escrita de narratativas infantis. 1998, 137p. Tese (doutorado). IP-USP, SP, SP, 1998.

https://drive.google.com/file/d/1HofVe8Y6SU8RdwU0DEbTr6eYR_tkuLQ5/view?usp=sharing

 

BARBOSA, Marly de Souza - O lugar da discussão oral argumentativa na sala de aula: uma análise enunciativo-discursiva. 2001. 232 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/14099 

 

CÂMARA, Regina  C. dos Santos -   A Alfabetização e o Ensino Fundamental de Nove Anos: Os Desafios do 1o. ano. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, SBC, SP, 2012.

http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1044 

 

FRAUENDORF, Renata B. Siqueira - A voz de uma professora - formadora que se inventa e reinventa a partir da/ com / na escola. 2016. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, 2016.

http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321129 

 

MIGUEL, Yara Maria - Ler e Escrever: uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos sobre o Programa da SEE/SP.2016. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação).Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/19223/2/Yara%20Maria%20Miguel.pdf

 

OLIVEIRA, Celia Prudêncio- A produção de textos Escritos nos livros didáticos recomendados pelo PNLD de 2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Marcos, SP, SP,2005.

 

PELISSARI, Cristiane - A formação dos professores: um tema em discussão – a formação dos formadores de professores: um tema em suspensão. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, SBC, SP, 2005.

https://drive.google.com/file/d/1OMB9j1Q36D1IFPgZbsUzFISYmabl6AGK/view?usp=sharing

 

PREVIATELLI, Wania M. -   Interação Coordenador Pedagógico – Professores: um estudo sobre leitura colaborativa. 2016.85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) .Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016

https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/18949/2/Wania%20Maria%20Previattelli.pdf